terça-feira, 15 de junho de 2010

ESTUDO: 1 Batismo com Espírito Santo

Livro de Atos:

Cap.18: 24 a 28

E chegou a Éfeso um certo judeu chamado Apolo, natural de Alexandria, homem eloqüente e poderoso nas Escrituras.

Este era instruído no caminho do Senhor e, fervoroso de espírito, falava e ensinava diligentemente as coisas do SENHOR, conhecendo somente o batismo de João.

Ele começou a falar ousadamente na sinagoga; e, quando o ouviram Priscila e Áqüila, o levaram consigo e lhe declararam mais precisamente o caminho de Deus.

Querendo ele passar à Acaia, o animaram os irmãos, e escreveram aos discípulos que o recebessem; o qual, tendo chegado, aproveitou muito aos que pela graça criam.     

Porque com grande veemência, convencia publicamente os judeus, mostrando pelas Escrituras que Jesus era o Cristo.

Cap. 19: 1 ao 7

E sucedeu que, enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo, tendo passado por todas as regiões superiores, chegou a Éfeso; e achando ali alguns discípulos,

Disse-lhes: Recebestes vós já o Espírito Santo quando crestes? E eles disseram-lhe: Nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo.

Perguntou-lhes, então: Em que sois batizados então? E eles disseram: No batismo de João.

Mas Paulo disse: Certamente João batizou com o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de vir, isto é, em Jesus Cristo.
E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus.

E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas, e profetizavam.

E estes eram, ao todo, uns doze homens.

Complementação Bíblica:

Apolo, homem cheio de conhecimento prega para os judeus em Éfeso porém não conhecia o Batismo com o Espirito Santo, juntou-se com Áquila e Priscila para fazerem a obra.

Deusa Diana = Mãe da fertilidade da Ásia Menor. Os Efésios criam na ficção da sua queda do Céu. Seu templo foi uma das sete maravilhas do mundo.

Paulo ex perseguidor do povo de Deus, cumpri não somente com sua obrigação de Cristão, mas também com a vontade do Senhor Jesus, empregar o Evangelho a toda criatura. Fazendo compreender o amor do Criador que levou todas as nossas transgressões e dores em morte de cruz. Somente conseguimos acreditar se tivermos fé do tamanho de um grão de mostarda. Vendo assim, uma sementinha tão pequena, mas  de grande valia em sua produção.

CRIATURA = Obra criada por alguém, seu criador - nesse caso Deus - Deixamos de ser criatura para nos tornar filhos, para isso precisamos aceitar o Evangelho do Senhor Jesus, acreditando Nele como Salvador e único mediador entre a criatura e o Criador - nesse caso o homem e Deus -

“ Fé remove montanhas” é só o que ouvimos falar, mas precisamos exercitar a nossa fé, pois a fé sem obras é morta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mineira de Fé