segunda-feira, 21 de junho de 2010

A ORAÇÃO “PAI NOSSO”

Mateus 6: 9 - 13

“Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; O pão nosso de cada dia nos dá hoje; E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; E não nos induzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém”.

Às vezes oramos a Deus e nem percebemos que Ele está a nos ouvir, ou talvez nem acreditamos na resposta que teremos. Vejam a seguir como Deus recebe nossa oração. Temos que ter consciência de que somos respondidos não somente na Oração que Ele mesmo nos ensinou, mas, também naquelas vindas do nosso coração, quando exercitamos nossa fé.

 

O CRISTÃO: Pai-nosso que estais no céu...
DEUS: Sim? Estou aqui.

O CRISTÃO: Por favor, não me interrompas, estou orando!
DEUS: Mas chamaste-me!

O CRISTÃO: Chamei? Eu não chamei ninguém. Estou a orando. Pai-nosso que estais no céu...
DEUS: Voltaste a chamar-me.

O CRISTÃO: Fiz o quê?
DEUS: Chamaste-me, disseste: Pai-nosso que estais no céu. Estou aqui. Como é que Posso ajudar-te?

O CRISTÃO: Mas eu não quis dizer isso. Eu estou a orar. Oro o Pai-nosso todos os dias, sinto-me bem orando assim. É como se fosse um dever. E não me sinto bem até concluir a oração...
DEUS: Mas como podes dizer Pai-nosso, sem te lembrares que todos são teus irmãos, como podes dizer que estais no céu, se não sabes que o céu é a paz, que o céu é amor infinito?

O CRISTÃO: Realmente ainda não tinha pensado nisso.
DEUS: Mas, continua com a tua oração.

O CRISTÃO: Santificado seja o Vosso nome...
DEUS: Espera aí! O que queres dizer com isso?

O CRISTÃO: Quero dizer... Quer dizer, é... Sei lá o que significa. Como é que eu vou saber? Faz parte da oração, só isso!
DEUS: Santificado significa digno de respeito, Santo, Sagrado.

O CRISTÃO: Agora entendi. Mas nunca tinha pensado no sentido dessa palavra SANTIFICADO... "Venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu...”
DEUS: Estás falando a sério?

O CRISTÃO: Claro! Porque não?
DEUS: E o que fazes para que isso aconteça?

O CRISTÃO: O que faço? Nada! É que faz parte da oração. Além disso, seria bom que o Senhor tivesse um controle de tudo o que acontecesse no céu, e na terra também.
DEUS: Tenho controle sobre ti?

O CRISTÃO: Bem, eu freqüento a igreja!
DEUS: Não foi isso que Eu perguntei. De que forma tratas os teus irmãos, qual a maneira como gastas o teu dinheiro, o muito tempo que dás à televisão e o pouco tempo que dedicas a Mim?

O CRISTÃO: Por favor, Senhor. Pára de criticar!
DEUS: Desculpa. Pensei que estavas a pedir para que fosse feita a minha vontade. Se isso acontecer tem que ser com aqueles que oram, mas que aceitam a minha vontade, o frio, o sol, a chuva, a natureza e a comunidade.

O CRISTÃO: Está certo, tens razão. Acho que nunca aceito a tua vontade, pois reclamo de tudo: se cai chuva, pede sol, se faz muito sol reclamo do calor, se faz frio, continuo a reclamar, se estou doente peço saúde, não cuido dela, deixo de me alimentar convenientemente ou como demasiado...
DEUS: É ótimo reconheceres tudo isso. Vamos trabalhar juntos Eu e tu, mas olha, vamos ter vitórias e derrotas. Eu estou a gostar dessa tua nova atitude.

O CRISTÃO: Olha Senhor, preciso terminar agora. Esta oração está a demorar muito mais do que costuma ser. Vou continuar: "o pão-nosso de cada dia nos dai hoje...”
DEUS: Pára! Estás a pedir pão material? Nem só de pão vive o homem, mas também da minha palavra. Quando me pedires o pão, lembra-te daqueles que nem conhecem o pão. Podes pedir-me o que quiseres desde que me vejas como um Pai amoroso! Estou interessado na próxima parte da tua oração. Continua!

O CRISTÃO: "Perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido"
DEUS: E o teu irmão desprezado?

O CRISTÃO: Senhor, ele já me criticou várias vezes e não era verdade o que dizia. Agora não consigo perdoar-lhe. Preciso de me vingar.
DEUS: Mas, e a tua oração? O que quer dizer a tua oração? Chamaste-me, e eu estou aqui, quero que saias desta oração transfigurado, estou a apreciar a tua honestidade. Mas não é bom carregares o peso da ira dentro de ti, não achas?

O CRISTÃO :Acho que me sentia melhor se me vingasse!
DEUS: Não sentes não! Vais-te sentir pior. A vingança não é tão doce quanto parece. Pensa na tristeza que me causarias e pense na tua tristeza agora. Eu posso mudar tudo para ti. Basta que queiras.

O CRISTÃO: Podes? Mas como?
DEUS: Perdoa ao teu irmão, Eu dou-te o meu perdão e alivio-te

O CRISTÃO: Mas Senhor, eu não posso perdoar-lhe.
DEUS: Então não me peças perdão também!

O CRISTÃO: Mais uma vez está certo! Mais do que querer vingar-me, quero a paz com o Senhor. Está bem, está bem; eu perdôo a todos, mas ajuda-me Senhor. Mostra-me o caminho certo para mim e para os meus inimigos.
DEUS: O que me pedes é maravilhoso, estou muito feliz contigo. E tu como te estás a sentir?

O CRISTÃO: Bem, muito bem mesmo! Para falar a verdade, nunca me tinha sentido assim! É tão bom falar com Deus.
DEUS: Ainda não terminamos a oração. Continua...

O CRISTÃO: "E não me deixeis cair em tentações, mas livrai-nos do mal..."
DEUS: Ótimo, vou fazer exatamente o que me pedes, mas não te coloques em situações onde possas ser tentado.

O CRISTÃO: O que queres dizer com isso?
DEUS: Deixa de andar na companhia de pessoas que te levam a participar em coisas sujas e em intrigas. Abandona a maldade e o ódio. Isso tudo vai conduzir-te pelo caminho errado. Não uses tudo isso como uma saída de emergência!

O CRISTÃO: Não estou a entender!
DEUS: Claro que entendes! Já fizeste isso comigo várias vezes. Entras no erro e no pecado, depois corres a pedir-me socorro.

O CRISTÃO: Senhor estou envergonhado!
DEUS: Tu pedes-me ajuda, mas logo em seguida voltas a errar de novo, para mais uma vez vires fazer negócios comigo!

O CRISTÃO: Estou com muita vergonha, perdoa-me Senhor!
DEUS: Claro que te perdôo! Sempre perdôo quem está disposto a perdoar também, mas não te esqueças, quando me chamares, lembra-te da nossa conversa, medita em cada palavra que falas! Termina a tua oração.

O CRISTÃO: Terminar? Está bem, "Amem!"
DEUS: O que quer dizer Amem?

O CRISTÃO: Não sei, é o final da oração.
DEUS: Só deves dizer Amem quando aceitares dizer tudo o que eu quero, quando concordares com a minha vontade, quando seguires os meus mandamentos, porque ÁMEN! Quer dizer: assim seja, concordo com tudo o que orei.

O CRISTÃO: Senhor, obrigado por me ensinares esta oração e por me fazeres entendê-la.
DEUS: Eu amo cada um dos meus filhos, amo mais ainda aqueles que querem sair do mau caminho e que se querem libertar do pecado. Abençoo-te e fica com a minha paz!

O CRISTÃO: Obrigado, Senhor! Estou muito feliz por saber que és meu amigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mineira de Fé