domingo, 18 de julho de 2010

IMPRUDÊNCIA

(JOSUÉ 17.12-18) 
Nessa leitura, se concentrarmos as atenções para o que nos diz a palavra de Deus perceberemos que quando o povo saiu do cativeiro no Egito em determinado ponto da peregrinação depararam com um povo muito evoluído para os padrões da época, terra habitada por povos inimigos do povo de Deus, este povo denominado cananeu era forte, agressivo, violento, guerreiros, mas Josué não temeu e determinou que o povo preparasse terra para o plantio, pois eles ocupavam as colinas, os montes, enquanto que os cananeus ocupavam as planícies, lugar onde desce as águas dos morros, a terra é adubada e em plantando a colheita farta é certa. Mesmo diante do medo dos cananeus, ele determina esta preparação, pois o lugar onde ocupavam nada produzia, e era muita gente que dependia da produção do solo para se alimentar. Sabia que o Senhor estava com eles, pois o povo que teme ao Senhor já é um vitorioso.

A dificuldade residia em três pontos que são cruciais e que levam o homem à derrota. Primeiro – Ignorância – Não podemos jamais ignorar quem são os nossos inimigos e a forma como eles agem, neste caso o povo de Deus sabia quem eram e a ordem era combatê-los e derrotá-los. Não podemos ignorar a adversidade, não podemos com ela conviver e precisam ser excluídas de nossa vida. Deus deixou para o seu povo Os Dez Mandamentos, e por eles Deus falava ao Seu povo, estava escrito e o povo não podia ignorar. Quando Deus falou com Adão, Noé, Abraão, com os profetas e reis, porque Ele não queria que o povo ignorasse o potencial inimigo das vidas na época, era sempre um alerta para que se cuidassem das ciladas. 

A preocupação de Deus inculcada no seu povo era tamanha que havia um alerta para não se casarem com pessoas de outros povos, não praticassem cultos que eram abomináveis a Deus. E não poucas vezes descobrimos que o inimigo está disfarçado entre nós e não percebemos. Precisamos conhecer as escrituras, pois elas testificam do Senhor, e o conhecer as coisas do mundo, para Deus pode ser loucura. Salomão pediu a Deus conhecimento e sabedoria para governar o povo e Deus lhe disse: visto não pedirdes riqueza, serás um homem possuidor de muitas riquezas (1ª REIS 3.3-13) No livro de (EFÉSIOS 6.10-20) Nos alerta para nos revestirmos da armadura de Deus e na força do Seu poder, pois a nossa luta não é contra o sangue e a carne, mas contra os principados e potestades, somente assim poderemos resistir os dias difíceis que servem de barreiras para transpormos, mas com fé todas serão rompidas. 

Estes inimigos podem estar dentro da nossa própria casa. (MIQUÉIAS 7.6) Porque o filho despreza o pai a filha se levanta contra a mãe, a nora contra a sogra; os inimigos do homem são os da sua própria casa. Segunda - Imprudência – Diante do inimigo precisamos ter muita cautela, nunca subestimá-lo, pois enquanto o subestimamos, ele cresce. A tribo de Manasses quando da saída do Egito eram cerca de trinta e dois mil, depois em outro censo próximo da entrada em Canaã chegava a cinqüenta mil, e com todo este povo não venceram os cananeus, ao contrário ficaram divididos, pois sabiam que o inimigo possuía carros de ferro, muito armamento e se esqueceram que com eles estava o Senhor dos Exércitos o Comandante nas batalhas. Quando tivermos que enfrentar o inimigo precisamos mostrar que estamos entrando na batalha para que a vençamos, e não sermos vencidos, com finalidade de testar a tropa. Terceira – Insensatez – Acomodar-se, amoldar-se ao inimigo, a tribo de Manasses por não expulsar o inimigo passou a conviver com eles misturando-se com eles permitindo o seu crescimento, e isto quando acontece com certeza nos traz a derrota. O crescimento do inimigo para nós é comparado a um espinho na carne, um cisco no olho, ou areia no calçado, quando não insetos nos picando e atormentando. 

Tudo o que nos traz insegurança precisamos ter precauções, pois se não precavermos o prejuízo é inevitável. Somos muitas vezes tomados de convites que nos comprometem a honra, a moral, os bons costumes e a ética. A ordem do Senhor era para que a terra fosse ocupada com ética e nos costumes previamente estabelecidos utilizando sempre a prática da santificação. O Senhor disse a Josué (JOSUÉ 1.1 E 9) Todo lugar que a planta do teu pé pisar será tua posse e abençoada. 

Vejamos, portanto o alerta para os cuidados que deveremos ter com a nossa vida em relação aos ataques inimigos, que poderão ser desastrosos para a nossa vida espiritual.  E como alerta também precisamos atentar para o que a Bíblia nos revela: (1ª PEDRO 5.8) Sede sóbrios e vigilantes. O Diabo vosso adversário, anda em derredor, como um leão que ruge procurando alguém para devorar. Cada um de nós deve andar atento, sóbrio, não encurvado, mas como um soldado em seu posto de guarda ou vigilância a qualquer movimento estranho empunha a arma para sua defesa. Sejamos, pois soldados do Senhor evitando percalços.

ORAÇÃO - Senhor quantas vezes estamos ignorando, zombando, sendo imprudentes e insensatos com as coisas do Teu Reino. Nos desperta deste sono de morte, e nos levante para sermos o bom soldado de Cristo vencendo todas as batalhas contra o mal. Oro agradecido em nome do Senhor Jesus, Amém

Fonte: ANTONIO LUIZ ZEVIANI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mineira de Fé