quinta-feira, 15 de julho de 2010

O QUE A BIBLIA DIZ SOBRE A DEPRESSÃO

O rei Davi, personagem bíblico, no auge de seu mandato cometeu o adultério. Esse ato o fez sentir tamanha culpa e peso em sua consciência que o levou a sentir sintomas depressivos. Mas ele reconheceu seu erro e confessou seu pecado a Deus.

Não precisamos carregar nosso pecados por toda uma vida. A bíblia diz: “Se confessarmos os nossos pecados, Ele (Deus) é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça”. Jesus pagou com sua vida pelos nossos pecados e por isso podemos ser perdoados em Jesus Cristo.
O profeta Elias, após anos de trabalho extenuante também sentiu-se desanimado pelo cansaço. Mas Deus providenciou para ele descanso e comida.
O repouso é muito importante no tratamento da depressão. É preciso reabastecer as energias e o tempo de repouso e tratamento adequado são necessários.
Salomão, que também foi rei, e homem mais sábio de sua época escreveu em Eclesiastes que “Nada tem valor debaixo do sol”. Ele quis dizer que uma vida materialista excluindo Deus é uma vida sem sentido, pois Ele criou todas as coisas. Esse deve ser o verdadeiro significado da vida, viver para o Criador.

O que a bíblia diz sobre ansiedade?

No sermão da montanha Jesus diz que não é preciso se preocupar com o que comer e o que vestir. Se até as aves que não semeiam nem colhem são alimentadas por Deus, quanto mais nós que somos seus filhos? Não precisamos nos preocupar pois nosso Pai celestial sabe exatamente do que precisamos.
“Não andeis ansiosos...” diz a bíblia sagrada.
“Buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas lhes serão acrescentadas” (Mateus 6.19-21).

Jesus nos ensina três razões para não andar ansiosos:
1. “Quem de vocês por mais que se preocupe pode acrescentar uma hora que seja à sua vida?” A preocupação não resolve o problema. A ansiedade só aumenta a chance de um infarto ou derrame.
2. Não seja incrédulo. “Se Deus cuida da erva do campo e dos passarinhos não cuidará muito mais de vocês homens de pequena fé?” A ansiedade é, de certa forma, incredulidade. Não que devamos ficar de braços cruzados, mas sim fazer com empenho o que esta dentro de nossas possibilidades e confiar que Deus cuidará do restante. A confiança em Deus diminui a ansiedade.

3. O corpo é mais importante que a comida, a bebida e as roupas. Isso é vaidade, e é em vão colocarmos nossa felicidade nessas coisas. “Não acumuleis para vós tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde ladrões arrombam para roubar. Mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde nem a traça e nem a ferrugem podem destruir, e onde ladrões não arrombam e roubam. Porque onde estiver o teu tesouro, ali estará o teu coração”. Não deve haver nada, grande ou pequeno que nos faça permanecer ansiosos. Mas tudo deve ser apresentado a Deus em oração.

Um comentário:

  1. vc mesma tem um blog mulheres sabias em Deus, não é verdade? é normal isso, só não é normal vc linkar minhas postagens e aparecer em outro blog. srsr aí já estranho e nem eu saberia te explicar. Não esquenta! O MEU MULHERESABIAS É SÓ COM UM S O SEU LEVA DOS SS ENTENDEU?
    o meu mulheresabias o seu
    mulheressabias dois S entendeu?? agora quanto ao link de postagem mana não tem como aparecer em outra, so se outra mulheres sabias linkar minha postagem e não dizer que pegou do meu blog, quanto a isso não tem como controlar , tem muita gente sem personalidade no google. paz amiga! bjs

    ResponderExcluir

Mineira de Fé