terça-feira, 10 de agosto de 2010

TUA ALMA PRECISA RESISTIR A TRISTEZA

“Não entregues tua alma à tristeza, não atormentes a ti mesmo em teus pensamentos.A alegria do coração é a vida do homem, e um inesgotável tesouro de santidade; a alegria do homem torna mais longa a sua vida.Tem compaixão de tua alma e torna-te agradável a Deus, e sê firme; Concentra o teu coração na santidade, e afasta a tristeza para longe de ti; pois a tristeza matou a muitos. E não há nela utilidade alguma, a inveja e a ira abreviam os dias, e a inquietação acarreta a velhice antes do tempo. Um coração bondoso e nobre, banqueteia-se continuamente, Pois seus banquetes são preparados com solicitude”.
 (Eclesiástico 30, 22-27)

Esta passagem do Livro do Eclesiástico, fala sobre o cultivo da Alegria, deste grande fruto, de que muitas pessoas hoje precisam. O mais interessante é que a Palavra chega a nos dizer: “Tem compaixão da tua alma!” Como se dissesse:

Tenha pena de você mesmo. Não viva mais essa tristeza, eis que o Senhor da Vida hoje está lhe trazendo alegria. Uma alegria que não se encontra nas coisas e costumes deste mundo; uma alegria que não se encontra nas orgias, nas bebidas, nas baladas, onde muitas pessoas procuram um modo de se refugiar da tristeza, das preocupações e da angústia. Mas uma alegria que somente se encontra em Cristo Jesus.

Muitas pessoas talvez estejam vivendo um momento difícil, de grande angústia, de sofrimento, de abandono. Esta passagem diz que é o Senhor que quer restaurar em nós este fruto da alegria, este dom, que é a graça de Deus, esta alegria que hoje é completa em nossas vidas.

Se você, meu irmão, se você, minha irmã está em Cristo Jesus! Jamais entregue sua alma à tristeza.
Mas como isso pode acontecer? Como as pessoas acabam entregando sua alma à tristeza?
Quantas vezes você está bem em casa! E sente aquela sensação de nostalgia? Você lembra de coisas que lhe ferem, aí você pega um filme, ouve uma música... Você sabe que não deve, que não faz bem, que é errado, mas mesmo assim você quer lembrar de coisas que lhe machucam. Muitos mesmo até pegam uma bebida e começam a se embriagar. Por quê? Por que ali a pessoa sabe que vai mergulhar numa grande tristeza.

Quando você sabe que há alguém a que você precisa muito perdoar, você nem se aproxima desta pessoa. Você está entregando sua alma à tristeza. Agindo assim, você está se abandonando à tristeza, e não nas mãos de Deus. Deste Deus que lhe fala atraves desta passagem de Eclesiástico: “Não entregue tua alma à tristeza!”

Entreguemos então, toda a nossa tristeza, nossas dores, as nossas aflições, preocupações... tudo nas mãos deste Jesus que não quer que nenhum de nós nos abandonemos a tristeza. Pois Ele é capaz de nos dar uma alegria que nós não conhecemos. Uma alegria que não é a deste mundo. Uma alegria que só se encontra em Cristo Jesus.

Um comentário:

  1. Graça e Paz

    Meu nome é Edinelson Lopes, sou coordenador de evangelismo do ministério Siga o Mestre, um ministério cristão de evangelismo e discipulado.

    Quero parabenizar por seu excelente trabalho neste blog e lhe convidar a conhecer nosso blog, com matérias que apresentam o evangelho simples, sem misticismos ou fábulas, apontamos o cristianismo prático como culto racional, a resposta de Deus para a ardente expectativa dos homens, tanto dos salvos quanto dos que se perdem.

    Entramos em contato com você porque procuramos estabelecer contato com blogs cristãos de irmãos que estejam focados e preocupados com a real necessidade das pessoas, Jesus, o Cristo.

    Venha nos conhecer.
    Aguardamos sua visita no desejo de podermos lhe abençoar.

    Forte abraço, em Jesus, o Mestre.
    BLOG - SIGA O MESTRE

    Obs 1: Estamos seguindo seu blog.

    Obs 2: Podemos trabalhar juntos para promoção do Reino e edificação de nossos leitores, acesse PARCEIROS e conheça as regras para formalizar parceria.

    ResponderExcluir

Mineira de Fé