sábado, 1 de janeiro de 2011

MÁRCIA MAIA DÁ POSSE A NOVA GOVERNADORA 11

 imageA governadora eleita Rosalba Ciarlini e o vice-governador Robinson Faria foram empossados no início da noite deste sábado, 1, em concorrida sessão solene realizada pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte no Teatro Alberto Maranhão [TAM]. Estiveram presentes várias autoridades, entre políticos, magistrados e secretários estaduais, que acompanharam Rosalba discursar sobre as ações que pretende desenvolver, destacando os desafios que terá pela frente durante a sua gestão.

Entre as presenças, os senadores José Agripino, João Faustino, a prefeita de Natal, Micarla de Sousa, os deputados federais Betinho Rosado, Fábio Faria, Felipe Maia, Rogério Marinho e o deputado eleito Paulo Wagner, além dos presidentes do TJRN – desembargador Rafael Godeiro, do TCE, Valério Mesquita e da Câmara Municipal, vereador Edivan Martins.

imageA solenidade teve início às 18 horas e foi presidida pela presidente da Assembleia Legislativa, deputada Márcia Maia. A governadora eleita Rosalba Ciarlini chegou ao teatro acompanhada do marido e dos quatro filhos. O vice-governador, Robinson Faria, também chegou ao lado da família. No início da sessão solene, a presidente da AL designou uma comissão composta pelos deputados José Dias, Gustavo Carvalho, Raimundo Fernandes e Getúlio Rego para conduzir a governadora e o vice até a mesa. Rosalba e Robinson entraram no TAM ao som da música “O que é o que é”, de Gonzaguinha, executada pela banda da Polícia Militar do RN e foram bastante aplaudidos pelos presentes. Em seguida, Márcia Maia convidou os dois para prestar o compromisso constitucional e logo após houve a execução do hino nacional.

O primeiro secretário da AL, deputado Ricardo Mota, fez a leitura dos termos de posse, assinado por Rosalba e Robinson. Em seguida, a presidente da Assembleia fez a entrega da bandeira e da Constituição do estado do RN à Rosalba e ao vice. Na oportunidade, Márcia Maia também entregou um buquê de rosas à governadora.

Pronunciamento

Empossada, a governadora deu inicio ao seu primeiro discurso como chefe maior do Executivo e começou afirmando que está pronta para servir ao povo do Rio Grande do Norte. Rosalba disse que esse é um momento de intensa reflexão por ter sido a escolhida dos norte rio-grandenses. “Não tenho vergonha de confessar que neste momento meu primeiro sentimento é de reflexão por ter sido a escolhida para governar o RN. Sei que tudo isso oculta uma grande expectativa popular e desvendar imageessas expectativas será a minha missão. E digo que estou pronta para assumir o cargo de governadora do RN”, assegurou.

A governadora lamentou a desordem orçamentária e descontrole financeiro do governo anterior. “A comissão que designei para fazer um levantamento da real condição financeira do RN, constatou que existem fortes indícios de manipulação ilegal e indevida de recursos para fins diversos. Iniciaremos com a difícil tarefa de verificar o dano causado à saúde financeira do estado. Malgrado as atuais e sérias dificuldades financeiras do Estado, agravadas dramática e publicamente nos últimos dias, uma gestão pautada pela irresponsabilidade”,criticou.

Em seu pronunciamento, destacou a necessidade de medidas para sanear problemas principalmente nas áreas de Saúde, Educação e Segurança Pública. Sobre a Saúde, Rosalba disse que é um setor que clama por socorro e remédio: “O cenário de desumanização não se harmoniza com o montante expressivo de recursos alocados ao estado pelo SUS, o que evidencia grave distorção gerencial de todo o aparato de saúde pública no estado”.

Quando mencionou a questão da educação, disse que iria devolver o aluno à sala de aula e ao estudo e para isso o magistério seria convocado para liderar um grande pacto envolvendo governo, alunos, professores, familiares e toda a sociedade. “A educação pública no Rio Grande do Norte vai superar seu próprio desafio, e dar o salto de qualidade que dela a sociedade espera”, disse.

Rosalba disse ainda que a prática administrativa será de racionalizar não só custos e despesas, mas até ideias e projetos, definindo o que for prioritário. A governadora também falou da relação que pretende ter com o governo federal. “Nada afasta o Rio Grande do Norte da presidenta Dilma Rousseff, a quem o RN manifesta seu respeito e a expressão de justificada confiança”, disse.

Ela também lembrou sua experiência política e administrativa como prefeita de Mossoró e senadora. Logo após seu discurso, ao encerrar a sessão solene, a deputada Márcia Maia parabenizou a governadora e o vice pelo êxito e se colocou à disposição para colaborar com a gestão. Márcia Maia fez uma menção especial ao vice Robinson Faria, que presidiu o parlamento estadual nos últimos oito anos.

Ao final da cerimônia houve a execução do hino do estado do RN. Encerrada a sessão, a governadora e o vice se deslocaram em carro aberto ao Salão Nobre do Palácio da Cultura, atual Pinacoteca, para a transmissão do cargo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mineira de Fé