terça-feira, 15 de março de 2011

FAÇA CRITICA, MAS NA HORA CERTA

Não existe uma arma mais eficaz para destruir o amor e o respeito próprio no outro do que o uso constante de palavras de repreensão ou reprovação. Nesse aspecto a Bíblia revela grande sabedoria por meio do rei Salomão, quando afirma que a vida e a morte estão no poder da língua. Pv. 18:21.

Lábios que se moldam apenas para criticar afastam os beijos, afirmou George Vandeman.  Quase que em sua totalidade a crítica tem como base orgulho e o egoísmo. Aquele que critica quase sempre deseja mudar os outros segundo suas expectativas. Quando meus gostos, preferências e necessidades estão sempre em primeiro plano, então os outros podem ser vistos como inconvenientes e, por isso, posso me valer da crítica para atingi-los.

A crítica, então, pode se tornar uma arma para enfraquecer ou desestabilizar a segurança, ou a autoconfiança alheia. Alguém com um ego frágil e suprimido é mais facilmente influenciável e submisso.  Por outras ocasiões a crítica nasce da inveja, ou da sensação de uma baixa auto-estima. Emoções e deficiências que não aceitamos em nós mesmos são projetadas sobre os outros se tornando uma manifestação da própria rejeição.

A pior critica que alguém pode receber é aquela que vem como resposta a um doce elogio. Doe muito, é como espada de dois gumes, se não estivermos firmes com aquele que nunca nos criticam, sofremos muito.

Um comentário:

  1. Olá tudo bem!

    Eu te indiquei ao Meme Litarário, dpois passa lá pra ver e depois eu passo aqui pra ver seus livros tstst


    Fica na Paz!

    na fé,


    Diego Oliveira.

    ResponderExcluir

Mineira de Fé