terça-feira, 22 de março de 2011

HERMANO MORAIS RESSALTA DIA MUNDIAL DA ÁGUA

No Dia Mundial da Água, comemorado nesta terça-feira, 22, o deputado Hermano Moraes (PMDB) mencionou sua importância como fonte de vida e alertou para a necessidade de despertar a consciência da população e dos governantes para a escassez do mineral.
Segundo o deputado, o principal objetivo do dia é criar um momento de reflexão, conscientização e elaboração de medidas práticas para uso racional desse bem finito.
“A data é um motivo especial de reflexão em todo o mundo. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) exatamente para que houvesse uma sintonia diante das dificuldades com relação ao uso e abastecimento da água. Este é um problema a ser enfrentado por todos, a partir da educação ambiental e da consciência de cada cidadão”, disse.
Hermano apontou dados da ONU, indicando que nos próximos 40 anos cerca de 50 milhões de pessoas sofrerão com a escassez de recursos hídricos. Ele disse ainda que dois terços da Terra são formados por água, mas apenas um percentual bem inferior desse volume é potável, e grande parte das fontes está sendo poluída pelo homem.
O parlamentar afirmou ainda que a degradação ambiental dos recursos hídricos é um dos principais problemas ambientais no Brasil e aqui no RN, afetando diretamente a qualidade de vida da população.
 “No RN, em função do saneamento básico precário e da contaminação do lençol freático, muitos poços da própria Caern tiveram que ser desativados, em função da sua impropriedade para o consumo. Este é um motivo de preocupação de todos nós, precisamos juntos tomar atitudes que colaborem para a preservação e economia deste bem natural”, ressaltou.
Hermano informou ainda que participou da abertura oficial da Semana da Água, realizada no Parque das Dunas na manhã de hoje,  e que na ocasião a governadora, Rosalba Ciarlini, e o vice-governador e secretário estadual de Meio ambiente e Recursos Hídricos, Robinson Faria, reiteraram seu compromisso com o saneamento básico e com a melhoria do serviço de distribuição de água para os norte-rio-grandenses.
Ainda em seu pronunciamento, o deputado defendeu o incentivo a interiorização do turismo no Estado, principalmente o turismo religioso. Ele parabenizou ainda a Loja Maçônica 21 de março pelos 175 anos de atividade no RN e informou que encaminhou ao presidente da Assembleia, deputado Ricardo Motta, a medalha enviada pela instituição. Ricardo Motta congratulou-se com o pronunciamento de Hermano e agradeceu a homenagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mineira de Fé