quarta-feira, 2 de março de 2011

RICARDO MOTTA ANUNCIA COMISSÃO PARLAMENTAR PARA TRATAR DE ENCHENTES

AUDIENCIAENCHENTES A preocupação com o inverno deste ano mobilizou deputados, prefeitos e órgãos competentes, na Audiência Pública, realizada na Assembleia Legislativa, nesta terça-feira, 02. O presidente da Assembleia, deputado Ricardo Motta, anunciou a criação de uma comissão parlamentar para acompanhar o tema, e prometeu visitar regiões de maior risco de alagamentos. “A Assembleia faz mais uma vez sua parte. As portas estão sempre abertas para temas que tocam a população. Vamos trabalhar juntos na prevenção”, afirmou Ricardo Motta.

No final do debate, a mesa votou um relatório com uma série de ações efetivas. A Defesa Civil ficou encarregada de criar um alarme sonoro que deve ser instalado em comunidades de risco. O representante do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs) se comprometeu em abrir mais as comportas da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, apontada como ação de prevenção. A audiência também garantiu a criação de um fórum permanente de debate sobre as conseqüências das chuvas, composto por prefeitos e a Defesa Civil. Os parlamentares prometeram agilidade na apreciação de uma matéria que será encaminhada pela Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas). O projeto de lei, que ainda será encaminhado para a Assembleia, vai permitir que o governo do estado dê uma resposta mais rápida no repasse de verba em casos emergenciais como as enchentes.

Durante toda a manhã e início da tarde, deputados, prefeitos e autoridades debateram questões como o risco de rompimento de reservatórios, vazão dos rios, assoreamento, e moradias em áreas de risco. A proposição conjunta dos deputados Gilson Moura (PV) e George Soares (PR) contou com a participação de seis prefeitos, diversos vereadores e secretários municipais de meio ambiente, alem de representantes do Dnocs, Departamento de Estradas e Rodagem (DER) e Secretaria Estadual do Meio Ambiente e de Recursos Hídricos (SEMARH).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mineira de Fé