quarta-feira, 8 de junho de 2011

TRABALHO INFANTIL NO RN AINDA É PREOCUPANTE

_MG_8095No Rio Grande do Norte os números no trabalho infantil ainda são preocupantes, embora em 2008 o Estado tenha sido considerado uma referência no combate ao trabalho de crianças e adolescentes. O alerta foi feito pelo deputado Hermano Morais-PMDB, nesta quarta feira, dia 8.

Segundo ele, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística –IBGE, mostram que o trabalho infantil aumentou nos últimos cinco anos, saltando de 12,59% em 2002 para 15,01% em 2007.

O Trabalho Infantil é o trabalho executado por crianças e adolescentes com menos de 16 anos – salvo na condição de aprendiz, com registro em carteira e a partir dos 14 anos – no setor formal ou informal.

“Pais de famílias, muitas vezes por ignorância, não permitem que os filhos freqüentem as escolas. O Rio Grande do Norte é precursor na criação dos fóruns de combate ao trabalho infantil no país. A partir disso a sociedade despertou para a necessidade de se implantar órgãos específicos para o combate à exploração da mão-de-obra de crianças. No entanto, o trabalho infantil cresce na informalidade”.

O deputado Hermano disse que se não houver mobilizações para se educar a sociedade e os pais que colocam seus filhos para trabalhar, dificilmente a situação de jovens e crianças que trabalham mudará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mineira de Fé