quarta-feira, 3 de agosto de 2011

COMO MANTER UM BOM RELACIONAMENTO





Por Cintya Machado

Às vezes, alguns jovens e adolescentes namoram, estão super entusiasmados e, de repente, estão sofrendo demais e terminam o relacionamento. Isso acontece porque, hoje em dia, o namoro e principalmente o compromisso está banalizado. As pessoas “ficam”, ou tem relacionamentos curtos somente para se divertir, para não ser diferente ou para satisfazer o físico. Porém, precisamos estar atentos que o namoro é uma fase também do percurso traçado para o casamento.

A primeira coisa que devemos compreender é que devemos nos distanciar da visão corrente no mundo sobre o namoro: a sociedade nos diz que devemos namorar o quanto quisermos, indo de pessoa em pessoa, o mais que pudermos.
Mas ao invés disto, devemos descobrir com que tipo de pessoa estamos nos relacionando antes de termos um compromisso. Devemos descobrir se esta pessoa já recebeu o novo nascimento no Espírito de Cristo, se ela compartilha o mesmo desejo de também ser como Cristo.

Por que isto é importante ao se procurar um namorado? Porque, o cristão deve ser cauteloso e não se casar com um incrédulo, pois isto pode enfraquecer seu relacionamento com Cristo, ou comprometer seus princípios e padrões.

 Então, se você começou um relacionamento ou está pretendendo, lembre-se que essa pessoa pode ser aquela que estará ao seu lado para o resto da vida. Os machucados poderiam ser evitados se, antes de namorar, nós conhecêssemos a pessoa com quem iríamos nos relacionar, por isso, os grandes amores sempre são frutos de uma grande amizade, porque é nessa fase que você conhece os gostos, atividades, planos, manias, defeitos. Enfim, aspectos vários da personalidade e do comportamento do seu futuro par, para, então, avaliar se essa pessoa realmente combina com você.

É importante que a gente não leve apenas o sentimento em consideração, pelo contrário, ao dizer “eu gosto de você” precisamos conhecer de verdade essa pessoa e, amados, isso não se sabe num único contato, olhar ou por um beijo.

E não esqueçamos que, se percebemos que o relacionamento com essa pessoa dá certo, precisamos juntos orar, para saber se é a vontade de Deus, porque namorar não é tão simples assim, imagine se estamos indo contra a vontade do nosso Criador?

Bom Namoro
            
Depois de tudo isso, você está namorando... E são muitos momentos felizes, de companheirismo, diversão e de crescimento espiritual. Isso mesmo! Devemos juntos buscar mais de Deus, porque Ele tem de ser o centro do relacionamento.

Quando estamos em um relacionamento onde há compromisso, é importante que nos lembremos de amar ao Senhor acima de qualquer outra pessoa. Pois, namoro envolve ceder, se chatear, perdoar, dizer não, compreender, ajudar e, como humanos, somos falhos e precisamos da ajuda de Deus para nos guiar.

Com o passar do tempo, o amor não pode diminuir, pelo contrário deve aumentar. Estranho? Não, fundamental. A cada dia é preciso conquistar e surpreender o namorado(a), pois a cada dia esse amor deve ser renovado.

Não ache que ela sabe que te ama ou que as datas não precisam ser comemoradas, juntos busquem a Deus, conversem bastante, façam programas diferentes (inclusive que faziam no início do namoro), pensem sobre seu futuro juntos e atuem na igreja juntos, fortalecendo o vínculo espiritual e do namoro.
            
Mas, e quando vierem as brigas? As crises? Com certeza elas virão, porque são dois  humanos que resolvem seguir uma direção juntos, e isso é muito difícil. Então, é necessário conversar, entrar em consenso, pedir desculpas, ceder e analisar a situação de maneira que os dois saiam satisfeitos. Esse consenso é muito complicado de se atingir, mas quando os ânimos se acalmam, a conversa flui e juntos são capazes de resolver seus problemas, evitando sempre envolver outras pessoas, afinal, do relacionamento a dois só sabem os dois. É verdade que os amigos podem apoiar e ouvir, mas a decisão deve ser tomada mediante os pensamentos do casal e o mais importante: diante da direção indicada por Deus.
              
Algumas pessoas sofrem muito, pois insistem em ir contra Deus. É ruim quando nossa vontade é outra, mas Deus vê o futuro e derrama o bálsamo em nosso coração dando a paz e tranqüilidade necessárias.

E quando precisamos perdoar? Nossa, que ponto dolorido, hein? Mas saiba, querido, que quando você perdoa o maior beneficiado é você, porque a mágoa machuca o seu coração e causa sofrimento e angústia. Então, ao perdoar, o alívio é todo seu.  Perdoando você se desliga da situação, do sofrimento ligado a ela e quando necessário, da pessoa. Perdoar não é esquecer, nem ser conivente com a atitude que te machucou, é apenas não sofrer mais por isso e reconhecer que as pessoas são maiores do que os erros delas.

Bom Noivado

 E então, vocês resolvem dar um novo e grande passo: noivam!

Esse período é uma preparação para o casamento, tanto do relacionamento quanto das coisas operacionais como montagem casa, festa de casamento e afins. Nesse momento do relacionamento, vocês devem estar maduros, porém, renovando todos os dias o amor.

Agora vocês irão viver a dois, e o que era difícil no namoro pode ser agravado no casamento. Portanto, devem ter ciência disso e juntos resolverem esses conflitos. Não podem se esquecer de surpreender sempre o parceiro e que agora irão formar uma família e são responsáveis por essa decisão.
           
Muitos casais noivam, achando que isso é somente colocar uma aliança no dedo, sem nem previsão de casamento. Isso não é legal, uma vez que esse período não é para enfeitar a mão ou fortalecer o relacionamento, é o período de preparação pro casamento.

Noivos devem lembrar que são ainda e sempre serão namorados, mas que agora tem um compromisso com o outro de progredirem até o casamento.  E, claro, sempre pedir direcionamento do Senhor a cada decisão e atitude tomada, tudo em seu relacionamento deve seguir a vontade do seu Senhor. Você já pensou que difícil casar com uma pessoa que tem um chamado missionário se você não quer sair nem do seu estado? E que complicado casar com um futuro pastor, se você não quer de jeito algum ser mulher de pastor?
          
Mais uma vez, não é somente o sentimento que deve ser levado em conta, todavia a vida espiritual e comportamental do seu futuro cônjuge. Porque o casamento é uma das decisões mais importantes a fazer na vida, pois, quando duas pessoas se casam, elas se unem firmemente uma à outra e se tornam uma só carne, o que deve ser algo permanente, inseparável e que glorifique a Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mineira de Fé