terça-feira, 2 de agosto de 2011

FESTA DE CASAMENTO: CONFIRA PASSO A PASSO COMO ORGANIZÁ-LA

Festa de Casamento: confira passo a passo como organizá-la

Por Kedma Araújo

Com a proximidade do Dia dos Namorados, muitos casais aproveitam a data para oficializar o relacionamento e assim, partir para o casamento. Ótimo!

A questão é que depois dos parabéns e das celebrações em família começam os preparativos para o grande dia da festa de casamento. E aí, muitas dúvidas aparecem... Qual o tipo de casamento mais adequado para nós?  Quais serão as cores da nossa festa? Quem serão os convidados? Com que roupa nós vamos?

Enfim, as opções são tantas que esse pode se tornar um processo doloroso para muitos casais – principalmente para as noivas. Mas não se preocupe! Com um pouco de planejamento e muito jogo de cintura, tudo sai perfeito no final e vocês poderão dizer que tiveram o casamento dos seus sonhos.

Tradicionalmente na nossa cultura, a função de organizar a festa é da noiva, enquanto o noivo cuida dos preparativos com a casa, dos móveis, etc. Se esse é o seu caso, então as dicas desse artigo vão ajudá-la na preparação da sua festa de casamento. Confira! E depois conte - nos como tudo deu certo.

Antes de Tudo:

Para começar, é necessário decidir que tipo de festa vocês querem: daquelas grandiosas e que entram para a lista das memoráveis da cidade; uma média e que reúna amigos e familiares; ou ainda um mini-casamento? Esse último está em evidência agora e é caracterizado pelo fato de não ultrapassar os 100 convidados. É uma opção barata para quem está com pouco dinheiro, e muito charmosa para os que sonham com uma festa mais aconchegante.

O orçamento de que o casal dispõe para a festa também é ponto determinante. Afinal, não é nada saudável começar a vida a dois tendo que pagar rios de contas feitas para a realização da festa. Nesse ponto o ideal é pesquisar. Procurar os melhores preços não é feio. Afinal, cada um sabe onde o bolso aperta.

A Festa - Passo a Passo:

LOCAL DA FESTA:

Hoje em dia, além dos tradicionais salões de festa, muitos hotéis, fazendas e restaurantes oferecem serviços especiais para casamentos. Então, antes de decidir por um deles, procure saber se o local comporta com conforto o número de convidados; confira com cuidado o contrato de prestação de serviços – ele deve esclarecer se o local oferece todos os móveis, estacionamento, manobrista, gerador de energia, etc.

Combine o horário de acesso ao local para montagem da festa; confira se o ambiente é o mais adequado para a época do ano em que vocês vão casar – se for no verão, precisa de ar condicionado, se for numa época ou região mais fria, os aquecedores precisarão trabalhar mais. Verifique as instalações como um todo: banheiros, cozinha, acessos para idosos e portadores de necessidades especiais. Observe o percurso da igreja até o salão, hotel ou restaurante onde a festa vai acontecer – isso facilita a vida dos convidados.

LISTA DE CONVIDADOS:

Escolhidos a data, o local e tipo de festa, chega um dos momentos mais complicados de uma celebração – seja ela de que tipo for: a lista dos convidados!

Aqui a dica é: as pessoas que devem participar da festa são aquelas que têm um significado especial para os noivos. Então nada de brigar para convidar aquele primo que vive na China, ou a irmã do seu melhor amigo que você nunca viu. Os parentes e amigos próximos são mais importantes. Lembre também que você dispõe de um orçamento e que estourá-lo não é legal.

CONVITES:

As opções de convites são tantas que dá vontade de escolher um de cada. Mas é bom lembrar que eles também fazem parte do ritual da festa de casamento e precisam estar em harmonia com os temas escolhidos. Então para não errar, escolhas os modelos mais tradicionais. Cuidado ao optar por um modelo mais moderno: ele pode fazer seu casamento parecer festa de aniversário.

Os convites devem ter data e horário escrito por extenso e o nome completo, sem abreviações.  IMPORTANTE: eles devem estar distribuídos um mês antes da cerimônia.

Os convites devem ser entregues em mãos. Caso tenha necessidade de enviar pelo correio, eles deverão ser colocados dentro de outro envelope com nome e endereço.
Para convidar apenas o casal, use: Sr. e Sra. Fulano de Tal;
Para convidar o casal e os filhos: Sr. Fulano de Tal e Família; Filhos casados devem receber convites separados. Se o convite for para solteiros, coloque apenas o nome completo.  No caso de tios, padrinhos, avós ou amigos muito íntimos, pode-se usar, por exemplo, “À querida Vovó Maria”, “Aos amigos João e Maria”, etc.

FOTOS E FILMAGENS:

A festa de casamento é preparada com muito carinho e aguardada com ansiedade por todos os envolvidos. Mas depois que ela acaba, ficam as lembranças e as fotos e filmagens. Por isso, na hora de escolher os profissionais que vão documentar seu grande dia, busque informações com outras pessoas que já usaram os serviços; pesquise preços; fique bastante atenta aos detalhes do contrato e deixe muito claro que tipo de material vai querer receber quando voltar da lua de mel.

A novidade nesse quesito é a utilização de fotojornalismo para as fotos e filmagens – assim é possível captar momentos inesperados e que contam a história do evento. Os álbuns são diagramados, com fotos de vários tamanhos, formatos e posições. Os vídeos ficam cada vez mais criativos e a tecnologia digital permite personalizar ainda mais esse momento.

Só não esqueça de que aquelas fotos tradicionais posadas também são muito importantes. Além disso, escolha um fotógrafo com quem vocês dois se identifiquem de verdade, afinal ele vai acompanhá-los em boa parte do seu grande dia.

VESTIDO:

Muitas escolhas são difíceis de fazer enquanto se organiza um casamento. Mas para as noivas a escolha do vestido é certamente a mais emblemática.

Então, tenha calma, pesquise e prove o maior número de modelos possível e não escolha seu vestido baseado em tendências de moda – você pode se arrepender depois.

Não se esqueça de adequar o vestido ao seu biotipo: se você é baixinha escolha um modelo longo, não muito colado no corpo, que vai alongar sua silhueta.

Se você é magrinha escolha um modelo com tecidos mais encorpados, drapeados ou com rendas. Você pode abusar no volume da saia do vestido, mas deve evitar decotes em V.

Para as gordinhas o ideal é escolher um modelo com um decote bacana, e evitar tecidos volumosos e chamativos.

Já para quem é alta a sugestão é escolher um modelo mais justo no corpo, evitar salto alto e considerar a altura do noivo.

Para cerimônias durante o dia, prefira vestidos mais simples e leves, sem muitos detalhes ou brilhos. À tarde, deve-se tentar equilibrar esses itens, mas já é possível usar um pouco de brilho ou rendas. Para cerimônias à noite, rendas, brilhos e pedrarias estão liberados, mas sem exagero.

Comprar, alugar ou fazer o primeiro aluguel do vestido? Essa é uma dúvida de muitas noivas. E a dica novamente é: adéqüe o vestido ao seu orçamento.

SAPATOS:

Você vai passar boa parte do seu dia de pé. Por isso, o sapato deve ser confortável, dando uma boa postura. Os sapatos mais formais são os forrados em tecido ou em pelica.  As sandálias podem ser usadas, mas os pés devem estar impecáveis!

BUQUÊ:
Outro momento de grande decisão: a escolha do buquê!
Os formatos são muitos: redondos, braçadas, cachos e cascatas são alguns deles. Na hora de escolher, leve em consideração a sua altura, o modelo de seu vestido e as flores da época, que costumam estar mais bonitas.
A noiva deve levar o buquê com a mão direita no osso da bacia, na altura do quadril, de forma que as flores não escondam o vestido.


ROUPA DO NOIVO:

Existem diversos tipos de trajes para noivos:
Ternos: Mais indicados para casamentos informais e devem ser de tons escuros. Tons claros somente se o casamento for durante o dia. Se optar pelo terno, é muito importante escolher uma bonita gravata.
Meio fraque: Bastante usado em casamentos, é o modelo de terno escuro, calça cinza risca de giz e colete branco ou cinza. É aconselhável que os padrinhos usem o mesmo traje.
Fraque: Usado em casamentos mais formais.
Casaca, smoking, summer, black tie ou dinner jacket: São utilizados apenas quando a cerimônia for muito formal.

MADRINHAS E PADRINHOS:

Para quem é madrinha, nada de preto, nude, bege e cores claras demais. Isso vale para as mães das noivas também.
Já os pais e padrinhos podem usar o mesmo traje do noivo ou seguirem o estilo. Só não dá para ser padrinho de jeans e camisa.

Obs.: A noiva pode até dar dicas e ajudar na escolha, mas nada de decidir a roupa dos outros.

DAMINHAS E PAJENS:

Os trajes dos pajens e das daminhas devem ser definidos pela noiva de acordo com o estilo do casamento.
Os pajens podem usar roupas iguais ou semelhantes às do noivo.
Já as daminhas precisam estar com vestidos leves e de acordo com o horário e ambiente do casamento. Vestido igual ao da noiva tira toda a surpresa da entrada triunfal.
Elas também não precisam estar combinando com a decoração, o vestido não precisa ser todo branco e os tecidos listrados, xadrez, bordados e florais dão um charme especial ao evento.

BUFFET:

São muitas as empresas especializadas em buffets para festas e casamentos. O importante é pesquisar bastante, levando em consideração a qualidade e o preço. A recomendação é: tenha uma boa conversa com os serviços de buffet escolhidos para estudar o cardápio e adequá-lo ao perfil de sua festa e de seus convidados. Faça também quantas degustações forem necessárias se convencer de aquele é o buffet ideal para a sua festa!

Conheça como funciona a empresa contratada: ela oferece serviços como mesa e cadeiras, toalhas e talheres, decoração, manobrista, etc.

De acordo com o tipo de festa você pode oferecer um jantar, um almoço, brunch ou um coquetel. Alguns locais oferecem cardápios pré-estipulados, mas os noivos podem escolher o cardápio de acordo com seu gosto e preferência.
É importante definir como será a distribuição das bebidas. Como nos casamentos de evangélicos, tradicionalmente, só são servidos água e refrigerantes, é necessário combinar entre os noivos e com o buffet se haverá bebidas alcoólicas para os convidados não evangélicos.

O serviço de buffet ou restaurante deve ser contratado com no mínimo seis meses de antecedência.

Serviços de garçons, copeiros e auxiliares geralmente são oferecidos pelos buffets, mas se você optar por contratar esses profissionais, fique atenta: a empresa não poderá ser responsabilizada por qualquer problema que ocorra.

Quanto ao som da festa é necessário decidir se ele será mecânico ou ao vivo – isso faz toda a diferença. Escolha atentamente as músicas que serão executadas e não deixe de observar as leis que tratam desse ponto. Afinal ninguém quer ter a festa interrompida pela polícia por reclamação de barulho, não é mesmo?

A decoração da igreja e do local da festa é um capítulo á parte numa festa de casamento. Minha dica é: conheça muitas opções e contrate os serviços de um(a) decorador(a). Assim os ambientes ficam com a sua cara e você não corre o risco de ter surpresas desagradáveis.

Para encerrar esse tópico, visite o buffet antes de começar uma festa e avalie o local e a estrutura e informe-se sobre os horários reservados para sua festa. Alguns lugares têm horário certo para encerrarem suas atividades, e cobram hora extra quando a festança se prolonga.

BOLO E DOCES:

Essa é a parte mais açucarada do casamento!
O bolo deve ser calculado para a metade do número de convidados. Se você tem 200 convidados, serão mais ou menos 100 fatias de bolo.
Os formatos, sabores e recheios ficam a cargo dos noivos. Só sugiro que façam prova com vários fornecedores para ter certeza que encontraram o seu bolo dos sonhos.

Os bem casados podem ser calculados dois por convidado. Os sabores mais pedidos são doces de leite e ovos. Mas você também pode escolher os de chocolate, limão, maracujá, nozes, cupuaçu... Oh! delícia! Para quem não gosta de bem casado, a sugestão é trocá-los por brownies ou alfajores.

Os doces: se sua festa tem sobremesa, escolha três doces por pessoas. Se a sobremesa foi dispensada, a conta então é de cinco doces por pessoa. Os tipos e sabores ficam por conta dos noivos: caramelados, em vasinhos, passados no açúcar, de frutas ou brigadeiros. Tente escolher 100 doces de cada tipo. Assim a mesa fica mais rica e dá pra montar bandejas completas e bonitas.

Além dos doces, há quem sirva também chocolates aos convidados. Se esse for o seu caso, a conta é de dois chocolates por pessoa para festa com sobremesa. Se não tiver sobremesa, são quatro chocolates por pessoa. Agora, os sabores e formatos ficam por sua conta: chocolate com menta, maracujá, mel, cereja, limão, avelã... Prove, escolha e aproveite.

LEMBRANCINHAS:

Esses itens são especiais porque fazem os convidados lembrarem-se do grande momento que o casal celebrou. Então é preciso caprichar!

Os modelos são muitos e as opções as mais variadas. Aqui vão apenas algumas dicas: minibolos, caixinhas com docinhos, chocolates ou Macarrons (que são uns docinhos franceses feitos à base de clara de ovos batidas com açúcar e farinha de amêndoas, e recheados com creme à base de manteiga, ou geléia, ou ganache, baunilha, pistache, framboesa, rosas, café, etc.), balinhas de menta, pílulas do amor, bem casado, porta-jóias, caixinhas ou noivinhos de porcelana, sandálias de borracha personalizadas (dica: só entregue essa lembrancinha se puder fazer para todos os convidados), vasinhos ou arranjos de flores, etc.

As opções são muitas e você só precisa escolher um item que tenha a ver com a história de amor de vocês. Vale lembrar também que os padrinhos e as madrinhas merecem uma lembrancinha especial.

ALUGUEL DE CARROS:

Na hora de alugar um carro para levar a noiva à Igreja, é importante contratar empresas sérias e reconhecidas para que não haja atraso e nenhum outro tipo de inconveniente.
Opte por modelos executivos, de cores sóbrias, com espaço interno para que fique bastante confortável.  E se não houver dinheiro para contratar um carro exclusivo, não se preocupe. O importante é que você chegue linda e sorridente ao altar.

No vídeo a seguir você vai conferir outras dicas bem legais para escolher o carro que vai levá-la à igreja.

VÍDEO:


Bom, se você ficou empolgada com as dicas e deseja fazer uma linda festa de casamento, comece agora. Como em tudo na vida, nunca é bom deixar as coisas para a última hora. Então, planeje tudo com cuidado, faça seu noivo e suas famílias participarem das decisões que forem possíveis e aproveite tudo.

E, se não der para ter um casamento digno de contos de fadas, lembre-se que o mais importante é o amor. E que o convidado que não pode ficar de fora da sua festa é Deus. Ele é o mais interessado em fazer com que você tenha uma família próspera e abençoada.


Seja feliz!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mineira de Fé