terça-feira, 23 de agosto de 2011

HINOS ANTIGOS X HINOS MODERNOS




Por Eliasibe de Jesus

Na minha infância, que nem faz tanto tempo assim, minha querida mamãe punha-nos - eu e meus irmãos - para encerar a casa (é o novo...“encerar”). E para nos “motivar”, ela introduzia os velhos discos de vinil na “vitrola” ou “radiola”, como queiram. A tarefa de encerar se dividia em pelo menos três fases: aplicar a cera em toda a casa, esperar secar e depois, para deixar o piso como um verdadeiro espelho, passávamos a enceradeira...eita! Agora eu fui longe mesmo!

Quando não tinha enceradeira, dávamos o “acabamento” sentando um dos irmãos em cima de um pano e puxávamos a criança por todo o cômodo. Obviamente nos desmanchávamos em gargalhadas. Esse trabalho todo muitas vezes durava o dia inteiro. Assim, ao longo do dia vários e vários discos eram colocados pra tocar. É isso mesmo: vários e vários discos. Se alguém não lembra, os discos de vinil só tinham em média 5 músicas em cada lado: LADO A e LADO B. Você lembra disso? Tô indo longe mesmo, hein?

A trilha sonora de certa forma nos ajudava a executar a tarefa. Mesmo entretidos com a ajuda à mamãe, estávamos atentos ao que estava tocando na vitrola. Muitos daqueles hinos têm letras e melodias marcantes, de profundas verdades, versos belíssimos que ficaram guardados em minha mente até hoje.

Deixando um pouco a nostalgia de lado, por que estou trazendo este assunto? Será que os hinos atuais não são inspirados biblicamente também? Será que não se compõe e nem se executam as músicas com a graça de Deus como antigamente? Nossas almas também não são elevadas a Deus ao escutarmos hinos modernos?

Percebe-se sutilmente que há certa resistência por parte de alguns irmãos mais velhos em assimilarem e até mesmo aceitarem os hinos mais modernos que são entoados nas igrejas.

A mesma coisa acontece com os mais jovens quando hinos compostos em épocas passadas são executados nas igrejas. Dá pra ver no rosto da juventude um misto de surpresa e curiosidade quando tais canções são executadas. É uma “desconfiança” sutil entre as gerações que dá idéia de que só vale ouvir as músicas das respectivas épocas e mais: alguns até consideram que Deus só recebe hinos compostos nesta ou naquela época, o que não é verdade.

Não existem hinos antigos (no sentido de “fora de moda”) e nem hinos novos (da moda). Sendo mais rigorosos, podemos afirmar que os hinos de louvor a Deus não têm prazo de validade, não se expiram.

Muitos hinos que foram compostos no passado são entoados e ouvidos até hoje. As músicas antigas, como foram compostas há muito tempo já sofreram o que podemos considerar como uma filtragem. As músicas ruins e/ou heréticas foram desconsideradas. Enquanto que as músicas boas atravessaram os séculos. Como exemplo, o hino Nº 526 da Harpa Cristã, conhecido no Brasil como "Grandioso és Tu", foi composto originalmente em 1886 por Carl Gustav Boberg, poeta cristão nascido na Suécia.

Da mesma forma, atualmente existem incontáveis hinos igualmente inspirados biblicamente e outros nem tanto ou nada baseados na Bíblia. Quando Deus é verdadeiramente a fonte de inspiração do autor de determinada música e a música está corretamente embasada na Bíblia, não há como não sentir a Sua Doce Presença, não importando se é “antiga” ou “moderna”. As músicas modernas também estão sendo filtradas e continuarão passando por esse processo até que as que estiverem fora do contexto bíblico sejam naturalmente descartadas.

Cabe a cada um de nós sempre confrontar um cântico com o que diz as Escrituras, da mesma forma que fazemos quando ouvimos um pregador. Certamente, encontraremos termos e palavras de efeito em algumas canções que não estão na Bíblia. E, se não têm base bíblica se tornam heresias. Mas, este é um assunto para ser tratado posteriormente, ok?

É certo que os hinos são compostos para edificação da igreja, para edificação individual e para louvor a Deus. Mas, tem autores que exageram na tarefa motivacional. Existem músicas que são compostas para serem tão somente comercializadas. Nitidamente percebe-se através das letras que muitos compositores querem somente “vender o peixe”.

A impressão que dá é que muitas músicas são compostas para divertir o auditório ou então trazer uma “euforia espiritual momentânea”. Outras são verdadeiros desabafos entre pessoas que têm rixas com outras. Enfim, parece que não importa de que jeito o chamado hino é composto. O negócio é usar algum termo ou frase de efeito que faça o povo “achar graça” ou mexa com os sentimentos das pessoas. É um tal de matar o “pobre” do faraó (ô homem pra morrer, viu?), letras em que o autor apresenta algumas “tias” dele - tiaquieta, tianima, tialegra (a grafia “rebuscada” foi de propósito!), letras em que Jesus é comparado à moeda corrente no País (“Jesus não é dinheiro, mas Ele é real...”). Lembro-me de outra (inclusive essa é das antigas), em que o autor diz que queria ver Papai Noel no Céu (sem comentários!).

O fato, queridos, é que no passado muitos compositores, músicos e intérpretes dedicavam suas vidas ao Senhor de forma intensa. Deviam dedicar muitas horas de busca ao Senhor para alcançarem um alto grau de intimidade com Deus. E o resultado disso eram canções inspiradíssimas que são entoadas até hoje, que realmente edificam nossas vidas e realmente louvam ao Senhor.

E hoje não é diferente. Também existem compositores, músicos e intérpretes com compromisso firmado com Deus. Pessoas que doam suas vidas para a Obra e que também são igualmente dedicadas à busca incessante pelo Senhor. Resultado: também são compostas canções que edificam verdadeiramente nossas vidas e engrandecem ao Nome do Senhor. E não se trata de modismo. O avivamento está às portas e Deus está preparando todo o cenário para derramar de forma explosiva o Seu Poder. A música moderna também É e SERÁ uma ferramenta poderosa para nos levar à presença de Deus.

Assim, recomendo que você jovem procure ouvir as músicas compostas em épocas passadas, “desarmados”, sem nenhum “preconceito”. Você vai ser edificado e certamente se deleitará na presença de Deus ouvindo belas canções.

Da mesma forma os irmãos mais experientes também podem se deleitar no Senhor através de hinos compostos atualmente. Vocês vão se surpreender com o que vão encontrar se realizarem uma boa “garimpada”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mineira de Fé