segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Músicos e cantores evangélicos: quais são as suas influências? Parte II

Continuação...
Por Eliasibe de Jesus

Assim, amados, sugiro muita prudência ao escutarmos determinadas músicas e estudarmos determinados estilos musicais. Ao executarmos uma canção podemos SIM aplicar uma escala diferente, um acorde mais elaborado, um ritmo mais adequado, tentarmos uma nuance diferente na voz, darmos um novo “colorido” em um arranjo etc. Porém, TUDO, absolutamente TUDO, deve ser para honra e glorificação do Senhor nosso Deus.

É de suma importância saber exatamente de qual fonte nós estamos “bebendo”. Não dá para beber "águas misturadas" e ter saúde. Não se pode misturar água proveniente da VIVA FONTE com águas vindas de cisternas rotas.

(Tiago 3:11 Porventura deita alguma fonte de um mesmo manancial água doce e água amargosa?).

A grande preocupação é: quando buscamos nos espelhar em métodos seculares estamos "compartilhando" com temas obscuros, idéias tortas e conceitos biblicamente inconcebíveis para nós crentes, além de estarmos compartilhando com as ofertas dos músicos e cantores mundanos aos seus ídolos. O “mundo” caminha em direção diametralmente oposta a Cristo.

Nós evangélicos não podemos cair no erro de achar que as melhores músicas, os melhores músicos, os melhores cantores e arranjadores estão "lá fora". Nada disso! Temos no meio evangélico, tanto no cenário nacional como no internacional, servos de Deus que são exímios arranjadores, excelentes compositores e talentosos intérpretes, além de verdadeiros adoradores. Também é possível encontrar métodos e songbooks de vários músicos e cantores mundiais que podem ser usados por nós como métodos de estudo.

Devemos nos preocupar com a relação causa e efeito ao executarmos nossos instrumentos e nossa voz. E, sinceramente, acho muito difícil conseguir manter o Espírito do Senhor por perto e agindo se o que estamos assimilando musicalmente não provém de uma fonte pura.

Sabem, queridos, somos conscientes de que é possível que não estejamos pecando quando ouvimos uma música secular, mas lembrem-se: NÓS não temos NENHUM COMPROMISSO com muita coisa que o mundo oferece. Nosso compromisso é com DEUS. E, igualmente, o mundo NÃO TEM compromisso nenhum com Deus. Então, deduzo que não devemos ter laços tão estreitos com o mundo e nem provar dos manjares oferecidos por ele.

A seguir um dos textos mais espetaculares que a Bíblia contém sobre a ação do Espírito de Deus tendo como ferramenta a música na vida de uma pessoa. Reflitamos pois:

Antes de ser proclamado rei de Israel Davi era pastor de ovelhas e também músico. Todos nós sabemos disso.

Ao desobedecer a Deus, Saul passou a ser atormentado por um espírito mau (I Sam 16:14). Então os servos de Saul vendo-o atormentado lembraram-se do benefício que a música poderia trazer ao seu senhor. Então levaram a idéia a Saul de buscar um músico para tocar uma harpa e, ao ouvir a música o seu espírito fosse apaziguado (I Sam 16:16). Assim, Saul mandou buscar a Davi.

Lendo esse trecho o que mais me chamou a atenção foi a descrição feita pelo servo de Saul a respeito de quem era Davi (I Sam 16:18 - Então respondeu um dos moços, e disse: Eis que tenho visto a um filho de Jessé, o belemita, que sabe tocar e é valente e vigoroso, e homem de guerra, e prudente em palavras, e de gentil presença; o SENHOR é com ele - grifo meu).

Além dos talentos de Davi, o que também chamou a atenção daquele servo foi a presença do Senhor na vida do músico Davi. E isso fazia toda a diferença: “e sucedia que, quando o espírito mau da parte de Deus vinha sobre Saul, Davi tomava a harpa, e a tocava com a sua mão; então Saul sentia alívio, e se achava melhor, e o espírito mau se retirava dele – I Sam 16:23.”

Pergunto:

Qual seria a influência musical do Rei Davi naquela época? Será que Davi se espelhava em algum “harpista gospel” que era muito parecido com um crente para poder desenvolver melhor a sua técnica? Será que Davi se preocupava em TER O SEU ESPAÇO no meio dos outros harpistas de Israel para que tivesse a chance de estar na presença do Rei para mostrar seu talento?

Sem medo de estar errado, afirmo que a única intenção que nós músicos e cantores evangélicos devemos ter ao executarmos uma música é COMO podemos realmente chegar à presença do Pai e agradá-Lo. E, agradando-O, consequentemente a NOSSA VIDA e as VIDAS DAS PESSOAS serão impactadas através da música, quando CHAMARMOS A ATENÇÃO DO SENHOR. Se não for assim, respondam com sinceridade: para que realmente somos úteis?

O nosso Deus TEM que ser a nossa maior fonte de inspiração. Nós devemos influenciar o mundo e não o mundo nos influenciar! E não me venham com essa conversa de “artista gospel”. Nós somos servos!

Que o Senhor derrame sobre nós a sua preciosa Graça e nos ensine a tão somente louvá-Lo de todo o nosso coração.

Para meditar:

Lucas 17:10 - Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos somente o que devíamos fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mineira de Fé