segunda-feira, 24 de outubro de 2011

ASSEMBLEIA MOVIMENTA UMARIZAL ESTA SEMANA

Nos dias 26 e 27 de outubro, a Assembleia Legislativa desenvolverá duas importantes atividades na cidade de Umarizal. Nos dois dias acontecerá o projeto Assembleia Cidadã, com iniciativas nas áreas social, educacional e de saúde. Entre as ações a acontecer estão oficinas de sabão ecológico e de reciclagem, corte de cabelos e emissão de carteiras de identidade. Será no Ginásio Poliesportivo José Antonio de Oliveira e na Escola Estadual Zenon de Sousa, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.

Na quinta (27), será a vez de a Assembleia Legislativa instalar-se oficialmente na cidade, por meio do projeto Assembleia Itinerante, durante Sessão Solene na Câmara Municipal, às 10h. Em seguida haverá uma Sessão Ordinária presidida pelo deputado Ricardo Motta (PMN) e com a participação dos deputados Poti Jr. (PMDB) e Raimundo Fernandes (PMN). Autoridades da administração direta e indireta foram convidados e devem estar presentes.

Sobre a Assembleia Itinerante

Criada pela Assembleia Legislativa do RN em 2005, a iniciativa aproxima os potiguares do Poder Legislativo, ao instalar temporariamente a Casa do Povo nos municípios do interior do Estado, abrindo espaço para discutir os anseios dos potiguares que moram fora da capital.

A Assembleia Itinerante já percorreu os municípios de Mossoró, Pau dos Ferros, Nova Cruz, Caicó, Assu, Currais Novos e Apodi, dentre outros.

O projeto faz com que os municípios virem sede provisória do Legislativo estadual. Através das visitas a estas cidades, os parlamentares discutem as reivindicações e também se concentram na apresentação de leis e projetos para resolver prioritariamente os problemas apontados na região durante a passagem da Assembléia Itinerante.

A primeira cidade a receber os deputados, em março de 2005, foi Mossoró - a 277 Km de Natal. No segundo maior município do estado, o Parlamento discutiu em audiência pública o desenvolvimento da fruticultura irrigada, a construção de um novo ramal ferroviário e a despoluição dos principais rios da região: o do Carmo e o Mossoró.

O reconhecimento ao trabalho dos deputados é destacado pela população em todas as cidades onde o Legislativo se instala. Depoimentos espontâneos são freqüentes. Paralelamente aos encontros solenes, o Parlamento também abre espaço para os artistas da terra. A cada edição do projeto são selecionados cantores, escritores e artistas plásticos para se apresentarem em edições especiais da Assembléia Cultural, geralmente nas principais praças dos municípios visitados. Uma forma de incentivar e democratizar a cultura no Rio Grande do Norte.

Sobre Umarizal

Localizada no Oeste Potiguar, fica a 400 km de Natal e possui pouco mais de 11 mil habitantes. Seu nome faz referência à grande quantidade de umazeiras existentes na região, árvore conhecida por verter água de suas folhas e molhar o solo ao seu redor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mineira de Fé