quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

XANTHOSOMA SAGITTIFOLIUM -TAIOBA

imageA taioba é muita apreciada na cozinha típica de Minas Gerais. As pesquisas já comprovaram que a folha tem mais vitamina A do que a cenoura, o brócolis ou o espinafre. Por ser rica em vitamina A e amido, é um alimento fundamental para as crianças, idosos, atletas, grávidas e mulheres que amamentam.

Taioba é originária de regiões tropicais e se adapta bem à maior parte do clima encontrado no Brasil. É utilizada como digestivo, pois tem a propriedade de regularizar as funções intestinais.

Em sua composição, encontramos cálcio, fósforo, ferro, proteínas e uma grande quantidade de vitaminas: vitamina A, vitaminas B1, B2 e vitamina C. Tanto o talo quanto as folhas apresentam os mesmos elementos, apenas em proporções diferentes. Nas folhas, encontramos mais ferro e mais vitamina A. O valor energético para cada 100g de talo é de 24 calorias, enquanto que, nas folhas, temos 31 calorias para as mesmas 100g.

Fonte: Wikipédia

Blog; A taioba andava sumida da minha mesa, que saudade! Comia quase todos os dias quando morava em BH. Amo de paixão, além de ser saudavel, é um laxante natural, com isso protegia minha pele e mantinha o peso.

Gabriel chegou de viagem trazendo consigo essa delícia que acabo de preparar e vou já comer com angú, tipicamente mineiro. Servidos? rsrsrs.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mineira de Fé