terça-feira, 4 de maio de 2010

AL/RN promove audiência pública para discutir a situação dos portadores da Síndrome de Down no Rio Grande do Norte

 Ricardo Motta rm Foto: Assessoria

A Assembléia Legislativa realiza nesta quarta-feira [5], às 9horas e 30minutos, no auditório Robinson Faria, audiência pública para discutir a situação dos portadores da Síndrome de Down no Rio Grande do Norte.

Evento é uma iniciativa do mandato do deputado Ricardo Motta[PMN], em parceria com a Associação de Síndrome de Down do Rio Grande do Norte.

Foram convidados para o evento representantes das Secretarias Estadual e Municipal de Saúde; da Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência de Funcionários do Banco do Brasil[APABB]; da ADOTE; da APAE; do Ministério Público Estadual; da CORDE; do Centro de Reabilitação Infantil [CRI]; e da Sub-Coordenadoria de Educação Especial da Secretaria de Educação do Estado.

O Brasil tem 300 mil pessoas com a Síndrome de Down.
As informações são do pediatra e geneticista Zan Mustacchi, chefe do Departamento de Genética do Hospital Estadual Infantil Darcy Vargas e responsável pelo tratamento de 20% da população com a síndrome no país.

Em 1959, quando a caracterização genética foi descoberta por Jérôme Lejeune, a expectativa de vida da criança era de apenas 15 anos.

Após o desenvolvimento de tratamentos adequados, atualmente, os deficientes intelectuais podem chegar a 70 anos.

No Rio Grande do Norte existem cerca de 300 pessoas com a Síndrome de Down.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mineira de Fé