sábado, 17 de julho de 2010

COMO SER FIEL

O que fazermos para frutificar fidelidade?

1. Primeiramente temos que nos lembrar que a fidelidade é um fruto do Espírito Santo em nós. Por tanto, temos que nos pôr diante dEle e esperar que esta marca do Espírito esteja em nós. Não somos capazes de ser fiéis, mas Ele nos capacita. Busquemos viver e andar no Espírito. Neste caminho, segundo a linguagem do Apocalipse, sobrevirão coisas que nos farão sofrer e que nos porão à prova. No entanto, não devemos temer (Apocalipse 2.10).
2. Se queremos ser fiéis, pensemos a longo prazo e organizemos nossas vidas em torno de objetivos que não se cumprem no imediato. Nosso investimento pessoal deve se concentrar nos papéis cujo retorno maior virá daqui a anos. É claro que precisamos de um mínimo de retornos rápidos, para sobrevivermos, mas não são eles que vão nos dar uma qualidade de vida que valha a pena.

Uso uma conclusão do mundo do capital para indicar o valor de ações cujos resultados não são imediatos. O economista norte-americano Lester Thurow disse recentemente que o problema da América Latina é que há não investimento na educação. O Brasil é um dos países onde menos recursos são gastos com a educação e menos tempo se passa na escola. Por isso, como iremos competir com países com taxas de escolaridade superiores à nossa? A conclusão do economista é óbvia: só há crescimento com educação.

Também na vida cristã, só há crescimento com educação. Se não gastarmos tempo na presença de Deus, como iremos conhecê-lO? Sua revelação não é mágica; ela se dá pela educação. Paulo foi transformado de uma vez por todas no caminho de Damasco, como cada um de nós que também já experimentou a conversão, mas o apóstolo passou 13 anos meditando e estudando antes de começar seu ministério.

Se queremos ser fiéis, gastemos tempo com Deus, gastemos tempo com o próximo, gastemos tempo conosco mesmos. Invistamos e aguardemos. Para que tanta pressa?

Gastar tempo implica em disciplina. Não existe fidelidade sem disciplina. Nosso corpo quer a dispersão; a disciplina quer a concentração. Nosso espírito quer vagar pelas idéias; a disciplina nos leva nos ocupar com o que é verdadeiro, com o que é respeitável, com o que é justo, com o que é puro, com o que é amável e com o que é de boa fama (Filipenses 4.8).

Queremos aprender a orar? Queremos crescer na oração? Então, oremos, organizemos a nossa vida para orar. Tenhamos uma ora para orar. Daniel orava três vezes ao dia. Este é um bom padrão. Comecemos com um minuto e vamos aumentando aos poucos a nossa "competência".

Queremos aprender a ler a Bíblia? Queremos conhecer mais da Palavra de Deus? Então, leiamos a Bíblia, organizemos a nossa vida para lê-la. Comecemos com dez minutos diários ou uma hora por semana; depois, vamos aumentando a nossa disposição e disponibilidade.

Uma boa sugestão é antes de orarmos a Deus, lermos a Bíblia para ouvirmos a Sua voz, antes de dirigirmos a nossa a Ele. Lendo a Sua Palavra, nós o conheceremos melhor. Conhecendo-o melhor, poderemos falar melhor com Ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mineira de Fé