sexta-feira, 11 de março de 2011

AL FAZ HOMENAGEM ÀS MULHERES DIA 15

Na próxima terça-feira (15), a Assembleia realiza uma sessão solene em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado na  última (terça-feira, 8). A proposição é das deputadas Márcia Maia (PSB), Larissa Rosado (PSB)] e Gesane Marinho (PMN).

A data é também uma forma de homenagear as parlamentares, que são consideradas exemplos por sua atuação política, principalmente em defesa dos direitos da mulher.

Atuação
marcia A deputada Márcia Maia foi a primeira mulher a assumir a presidência da Assembleia Legislativa. Sobre o desafio, disse que foi importante para o aperfeiçoamento de sua trajetória política e que encontrou apoio de todos os colegas. Márcia tem sido uma das principais defensoras da Lei Maria da Penha no Rio Grande do Norte. Para tanto, vem trabalhando em conjunto com instituições como o Ministério Público, as Coordenadorias Estaduais de Políticas Públicas para as Mulheres e de Defesa das Mulheres e Minorias.

Essa articulação já rendeu resultados importantes, como a criação do primeiro Juizado Especial de Violência Doméstica do Estado,  localizado em Natal, e a viabilização de outros dois, em Mossoró e Parnamirim.

Além disso, a parlamentar apresentou recentemente um projeto de lei para instituir o Dia Estadual da Lei Maria da Penha, a ser comemorada em 17 de agosto, data da promulgação da Lei Federal.

“Nós, mulheres, conquistamos o voto, espaço na política, representação significativa na sociedade e a cada dia avançamos na igualdade de direitos. Mas ainda há uma triste constatação da qual não podemos escapar: a violência. Temos que enfrentá-la, numa luta que deve ser travada sem tréguas”, enfatiza.

A deputada também é colaboradora do Plano Estadual de Políticas para as Mulheres, lançado no final de 2009. De acordo com a deputada, o plano é um instrumento de cidadania para afirmação das políticas públicas do Estado. A ação aprovada garante a execução de projetos em favor das mulheres potiguares.

Larissa Rosado
larissa A deputada Larissa Rosado já ocupou os cargos de primeira vice presidente da Assembleia Legislativa e de Secretária da Agricultura, Pecuária e Pesca do Rio Grande do Norte [SAPE/RN]. Larissa Rosado disse que sempre priorizou a defesa da mulher e que nos últimos anos através de sua atuação na AL conseguiu importantes conquistas. Entre elas, a instalação da Delegacia da Mulher de Mossoró em prédio próprio, o que reforçou o combate à violência contra a mulher.

“Nosso pleito agora é criação de delegacias semelhantes em outras cidades pólo e o funcionamento da de Mossoró em plantão 24 horas e nos finais de semana”, disse.

A parlamentar afirmou que também lutou pela construção do Hospital da Mulher em Mossoró, com atendimento específico para toda a Região Oeste; instalação de companhias de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e colo de útero; mais combate à violência doméstica, à exploração sexual; mais qualificação profissional e investimento em educação, para que a mulher tenha mais oportunidades de emprego e de vida independente.

“Nosso mandato continua à disposição da mulher, a quem desejo contínua perseverança para superar obstáculos, vencer desafios e se realizar como mãe, esposa, profissional, enfim, realizar-se como mulher de forma honrada e cidadã”, enfatizou a deputada.

Gesane Marinho
gesane-marinho Aos 30 anos, a deputada Gesane Marinho inicia seu terceiro mandato. Em 2002, foi eleita deputada estadual pela primeira vez com 26.943 votos. Com apenas 22 anos, entrava para a história da política potiguar como a parlamentar mais jovem do Brasil, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral.

Nas eleições de 2006, conquistou 46.221 votos, sendo a quarta deputada mais votada de todo o Rio Grande do Norte. Gesane é a atual líder do PMN na Casa. A parlamentar apresentou, em 2009, um projeto de lei que prevê a criação da Ouvidoria da Violência Contra a Mulher, para funcionar na própria Assembleia como mais um canal no recebimento e encaminhamento de denúncias.

No ano seguinte, propôs por meio de projeto de lei, a criação da Semana de Combate à Pedofilia no RN, evento para mobilizar o Estado em torno do alerta às mães sobre os cuidados que elas devem ter para proteger seus filhos.

A deputada também saiu em defesa das mulheres homossexuais, com relação à conquista dos seus direitos a partir da política pública “RN sem Homofobia”, através de uma audiência pública realizada em 2006.

“Como membro da bancada feminina, a defesa dos interesses da mulher por parte do nosso mandato acontece de forma natural. Além da mulher, a sua família também é lembrada nas ações parlamentares que assinamos. Nós, mulheres, precisamos conquistar mais espaços na sociedade, seja na questão do reconhecimento do trabalho ou na representação política. Já melhoramos muito – a Assembleia foi, inclusive, parceira neste processo –, mas ainda temos muito por avançar”, disse Gesane Marinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mineira de Fé