quarta-feira, 30 de março de 2011

CENTENÁRIO DE NSCIMENTO DE MÁRIO NEGÓCIO É LEMBRADO EM SESSÃO SOLENE NA ASSEMBLEIA

O plenário da Assembleia Legislativa estava lotado na manhã desta quarta-feira, 30, para a realização da Sessão Solene em homenagem ao centenário de nascimento do ex-deputado Mário Negócio. Participaram da homenagem o presidente da Casa, deputado Ricardo Motta, a governadora Rosalba Ciarlini, além de amigos e familiares do homenageado.

O deputado Gilson Moura (PV) foi quem propôs a homenagem e lembrou da importância do ex deputado para o RN, falecido em 1951: “A Assembleia conseguiu fazer um resgate da história do Rio Grande do Norte. Mário Negócio nasceu em Fortaleza, mas escolheu nosso estado para morar e servir. Foi um grande homem e de grandes planos e projetos”, afirmou o deputado.

imageTodos os filhos do homenageado estavam na sessão e Danilo Negócio, o primogênito, ex secretário da Fazenda do RN no governo Tarcísio Maia (1975-1979) falou em nome dos irmãos e familiares. Num discurso emocionado, lembrou da atuação parlamentar e do advogado brilhante. “O povo tem que tomar conhecimento dos seus grandes homens. Mário Negócio e Dix-Sept Rosado não foram apenas amigos. Foram almas gêmeas da política do estado. Mário era um homem leal e de ideias ousadas, um batalhador do desenvolvimento industrial do Rio Grande do Norte”.

No final da sessão, a governadora Rosalba Ciarlini também falou sobre a importância do ex-deputado. “Não poderemos nunca dar passos largos na história se não conhecemos os homens que abriram os caminhos, que deixaram marcas na nossa história. Mário está à frente do seu tempo. Foi o maior de todos os auxiliares de Dix-Sept Rosado”.

imageMário Negocio de Almeida e Silva nasceu em Fortaleza, mas aos quatro anos foi morar em Mossoró. Advogado competente e reconhecido na região Oeste, foi eleito deputado estadual (1946-1950), e em 1951 foi escolhido secretário geral do estado pelo então governador Dix-Sept Rosado. Faleceu vítima de um acidente de automóvel, no dia 30 de março de 1951, nas proximidades da cidade de Tacima (PB). E apenas três meses depois, no dia 12 de julho de 1951, Dix-Sept Rosado morreria na queda do avião que fazia uma viagem oficial ao Rio de Janeiro. O avião das Linhas Aéreas Paulistas caiu no Rio do Sal, em Sergipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mineira de Fé