sexta-feira, 25 de março de 2011

DIRETORES DAS ESCOLAS CONHECEM FUNCIONAMENTO DA AL/RN

O primeiro encontro de integração do Legislativo Estadual com o setor educacional reuniu diretores das quarenta escolas de ensino médio da capital e da região metropolitana. O evento, realizado na Assembleia Legislativa, foi presidido pelo deputado Agnelo Alves, representando o deputado Ricardo Motta, presidente da Casa.
Ao abrir os trabalhos, o deputado Agnelo Alves assinalou a importância de um encontro dessa natureza, pelo fortalecimento da democracia que ele representa, na medida em que busca a integração da sociedade com o parlamento através de um segmento tão relevante quando o educacional. “O Instituto Legislativo, ao promover um evento desse nível, abre importante porta para a conscientização dos jovens, para que eles não cometam erros quando forem decidir o destino de sua Nação”, disse.


O professor Mizael Barreto, diretor do Instituto do Legislativo Potiguar, (ILP) órgão da Assembleia Legislativa promotor do evento, ressaltou que o encontro com os diretores de escolas do ensino médio é o passo inicial que irá alcançar os alunos. “Hoje começamos uma escalada muito importante para a  formação de uma mentalidade crítica no segmento educacional da nossa capital, que precisa ver também o lado positivo da  atividade parlamentar. Pretendemos reunir os professores agora em abril e posteriormente chegaremos aos alunos. Será um trabalho continuado  e esperamos resultados proveitosos para a sociedade”. 


No temário desenvolvido, o procurador legislativo Israel Nunes abordou os aspectos que envolvem as atividades da Mesa, do Plenário, da Reunião de Líderes e das Comissões Técnicas. A coordenadora da Assembleia Cidadã, Magaly Cristina, esclareceu as ações desse projeto, que já se instalou em cerca de dez municípios. A jornalista Georgia Nery, diretora da TV Assembleia, falou sobre o sistema de comunicação da Casa e disponibilizou os programas produzidos pela emissora para que as escolas possam incluir em suas disciplinas. O setor de Cerimonial discorreu sobre os projetos Parlamento Jovem, Cine Assembleia, Festival da Canção e Assembleia Cultural, enquanto a representante da Assessoria Jurídica falou sobre os serviços prestados pela Casa na assistência judiciária.


Também nesta sexta-feira foi encerrado o curso de Gestão de Gabinete Parlamentar. Assessores de gabinetes dos 24 deputados receberam um conteúdo que evidenciou a importância do gabinete como articulador do mandato parlamentar, com o atendimento das expectativas e demandas da sociedade. 


O curso foi ministrado pelo professor Marcos Lael, que desenvolveu dinâmicas em que os assessores puderam entender os conceitos de gestão organizacional, suas características, modelos e processos de interação com o gabinete parlamentar e discutir o papel do gabinete em apoio a atuação do mandado parlamentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mineira de Fé