sexta-feira, 25 de junho de 2010

ESTER, PARTICIPAÇÃO DE FLÁVIO PINHO NOGUEIRA

Em resposta ao post ESTER 17º LIVRO DA SAGRADA ESCRITURA

Disse: Da minha parte:

Irmã o livro de Ester trata de relato histórico, a saber; Perseguição de Reis para com os Judeus.
Note que na época do relato histórico, falar no nome de um Deus que não fosse aqueles deuses criados por povos (imagens) era crime .Como o livro de Ester fala de uma ocorrência histórica, parece-me obvio que os Judeus não falavam no nome de Deus em publico. Se analisado pelo ponto de vista Cristão, essa ocorrência em nada prejudica o entendimento nosso do Deus vivo e supremo, pois, nosso Deus é espiritual (Leia Paulo e Matheus) e acrescento por palavras de Jesus nosso Senhor o entendimento; "... Deus deve ser adorado em espirito e em verdade...). Note que Jesus pede para que as orações sejam feitas em oculto, somente entre a criatura e o criador Jeová, disse; " ... e quando orares, não façam igual os fariseus e ..., vá á um canto e lá lá ores à DEUS (Jeová), pois ele sabe tudo que necessitais ... (Morfologia minha - Ester e Mardoqueu assim agiam, pedindo a JEOVA proteção, pois Amã havia resolvido aniquilar o povo Judeu)".

Conclusão:

Jeová não foi citado no Livro de Ester por esse motivo; por lei aquele que o fizesse seria punido (Leia sobre Amã - mesmo livro) e, aquele que relatou o fato, também não poderia citar, pois estava sob a mesma lei dos povos da época.
Do meu quinhão em espirito vos digo:

Para nós cristão, o povo judeu da época de Ester nos deu exemplo do que vem à ser COMBATER O BOM COMBATE. Note que mesmo não podendo citar o nome de Deus, não deixaram de adora-lo em espirito e, podemos nos perguntar; deveriam eles citar?.
Na minha opinião; NÃO.

Pois esta escrito; " ... Não colocais o nome do Senhor teu Deus a prova." Então porque deveria o povo judeu citar, não é mesmo (...). Não vejo necessidade de certame de duvida no tema, pois, nosso DEUS é espiritual e VIVO, não depende de interpretação, senão, através da FÉ.

A paz esteja no seu lar
Da minha parte em espirito
Flavio Pinho Nogueira - http://flavionogueira.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mineira de Fé