terça-feira, 1 de março de 2011

REGIONALIZAÇÃO DA SAÚDE TRARÁ MELHORIAS PARA FUNCIONAMENTO DO SETOR

imageNo I Fórum Estadual de Compromissos da Saúde na Agenda da Cidadania, que aconteceu nesta terça-feira (1º), os assuntos destacados para a atual gestão foram a municipalização da saúde básica; investimento em prevenção e acompanhamento materno-infantil; e a regionalização das ações de saúde. O encontro teve como objetivo apresentar aos profissionais e técnicos da área o Plano de Governo da atual gestão, principalmente em relação à Política Estadual de Saúde.
Estiveram presentes a governadora Rosalba Ciarlini, o secretário de Estado da Saúde Pública - Sesap, Domício Arruda, a secretária adjunta da Sesap, Ana Tânia Sampaio, a coordenadora regional da Sesap, Maria das Dores Bulamarqui, o prefeito de Lajes e presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte – FEMUR, Benis Leocádio, Prefeitos e Secretários Municipais de Saúde de várias cidades.
O secretário de Estado da Saúde Pública, Domício Arruda, divulgou as ações que já foram realizadas nesses dois meses de gestão e enfatizou que o trabalho é para priorizar a melhoria da qualidade de vida da população, com ações planejadas para curto, médio e longo prazo. “Queremos exercer o papel constitucional que uma secretaria de saúde deve ter, fornecendo apoio técnico e financeiro para que as ações sejam realizadas”, disse Domício, comemorando as melhorias no atendimento do setor de trauma-ortopedia no estado, com a recomposição das escalas de plantão dos ortopedistas e a realização de cirurgias eletivas ortopédicas no Hospital Deoclécio Marques, em Parnamirim. “Também tivemos o apoio da Secretaria de Saúde de Natal e tivemos a contratação de 100 cirurgias de pequeno e médio porte pela rede conveniada ao SUS”, informou o secretário.
No tocante à regionalização da saúde, Domício Arruda destacou a necessidade de se interiorizar as assistências de urgência e emergência. “Em Mossoró agora contamos com seis ortopedistas e já começamos também a realizar cirurgias eletivas e queremos fazer do Hospital Regional do Seridó um pólo de assistência ortopédica”, comunicou ele. Domício citou também a renovação da frota do Samu Metropolitano e o atendimento no Hospital Ruy Pereira, voltado principalmente ao atendimento de diabéticos em situação de iminente perda de membros.
A situação apresentada pelo secretário prevê novos planos, principalmente na estruturação da rede regional. Ele enfatizou o trabalho realizado pela coordenadora regional da SESAP, Dorinha Bulamarqui, que tem feito visitas técnicas em todos os hospitais.
O presidente do Conselho Estadual de Saúde, Francisco Canindé dos Santos, fez um apelo no que ele considera uma das coisas mais importantes para a saúde: o Plano Plurianual, PPA. De acordo com Francisco Canindé dos Santos, o Plano precisa ser discutido com quem trabalha na saúde e colocou o conselho como parceiro.
Solane Costa, presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte, COSEMS/RN, falou a respeito da necessidade de se continuar com o apoio da SESAP, mesmo com a gestão plena das secretarias de saúde dos municípios.
A governadora Rosalba Ciarlini explicou que algumas ações são prioritárias, como a aquisição de um acelerador linear para a Liga Norteriograndense contra o Câncer. “Sei como é para um prefeito quando chegam pessoas na sua porta precisando de tratamento para o câncer e tem que enviar o paciente para Fortaleza ou Recife, pois em Natal a fila de espera de radioterapia para pessoas do interior chegava a durar quatro meses”, disse. A governadora declarou que a meta é conseguir um acelerador linear também para Mossoró, para que as demandas do interior possam ser atendidas mais perto.
NOVA GESTÃO
O novo modelo de gestão de eficiência administrativa e modernização irá monitorar os avanços na saúde de cada município de acordo com os índices apresentados. A intenção é premiar as cidades que tenham os melhores índices. “Queremos que as cidades mais saudáveis sejam reconhecidas e queremos também estender a mão para aquelas que apresentem dificuldades”, explicou Rosalba. Para a governadora, esse tipo de gestão vai ajudar a formar um retrato das dificuldades e acertos da saúde nas diferentes regiões do Rio Grande do Norte, além de ajudar no combate a determinadas doenças e endemias.
Rosalba finalizou garantindo o cumprimento do pagamento de repasses aos municípios e frisando junto aos prefeitos e secretários que “o nosso partido é a Saúde, é o Rio Grande do Norte. É isso que está valendo para mim.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mineira de Fé